Redes Sociais – Twitter

17 08 2010

Olá,

Após tempo sumido, vamos falar hoje de redes sociais e suas respectivas importância para a sociedade.

Começo falando o que entendo por rede social: Meio virtual de conectarmos com pessoas em toda a parte do mundo e socializar a ponto de fazermos contatos, amigos, arranjar emprego, etc…

Porém, esse meio tem sofrido com o mau uso das pessoas que o acessam. O que deveria ser uma troca de informações úteis (seja pessoal – como fotos do aniversário – ou profissional ) virou uma verdadeira zona. Temos, como exemplo, redes sociais que se dedicaram a jogos. Logo, temos vários “fakes”, falta de informação, excesso de informação (sim, nesses extremos) e ficamos confusos.

Simples:

Twitter: A info do mês passado traz 140 dicas sobre como utilizar melhor a ferramenta, se aproveitando de todos os recursos e vantagens. Eu entrei por curiosidade, assim que lançado. Ele pode ser utilizado para diversas razões, eu uso para falar de trabalho, do meu Palmeiras, de música, dicas de leituras, blogs, falar merda de vez em quando, porém o que me atrai é a informação pronta e rápida. Posso acompanhar uma palestra, por exemplo. Um funcionário meu foi até uma apresentação onde eu estava curioso por saber o que estava acontecendo. Não só eu, mas outras pessoas também. Ele criou o twitter dele apenas pra isso. Ele upou fotos, vídeos, comentários, frases, etc… Todos que estavam seguindo ele, naquele momento, teve acesso a um conteúdo raro de boa informação.

Ok, vamos falar do lado ruim disso, é mais fácil:
Ao mesmo tempo que seguimos. Somos seguidos. O que não falta é besteira merda no twitter. Falo isso no sentido das pessoas reclamarem do seu trabalho, escreverem sobre coisas inúteis que não vão agregar nada a ninguém, promoções, informações desnecessárias.

Exemplos básicos: “Dê RT e concorra a tal prêmio” – Isso me irrita Muito. Outra coisa irritante é chat no twitter. Existe o msn, gtalk, até ICQ, mas twitter não é lugar disso. De repente minha timeline virou uma conversa entre duas pessoas. Resolvi: Unfollow.

Profissionalmente falando:

Minha empresa lançou uma nota oficializando um perfil no twitter, facebook e linkedin. Ótimo, a maioria das empresas está fazendo isso. Mas a minha pergunta é: Vale a pena ?
Você passa a estar muito perto do seu cliente, muito perto de pessoas importantes, muito perto do seus funcionários. Isso pode ser excelente caso sua empresa seja como a minha: Sem falhas, voltada exclusivamente à necessidade do cliente e não ao seu dinheiro.
Digo isso com exemplo de empresas como a Claro, Tim, Gol e TAM. Que desde que entraram na “moda” tem sofrido comentários desagradáveis. Eu mesmo  tive problemas com a TIM, enviei uma mensagem no twitter criticando a empresa, ao mesmo tempo que a citando. 8 pessoas “retuitaram”, deixando algo cerca de 500 pessoas lendo a mensagem.
Foi, em termos de Marketing, um ponto negativo da empresa.
Por outro lado, mesmo que eu não a tenha citado, estaria falando dela. E ela nunca saberia. E me admira a empresa que acessa esses meios sociais para saber o que falam de sua empresa e tentarem resolver imediatamente os problemas e esclarecer comentários de críticas.
Isso é excelente.
Porém sempre há os que só querem tumultuar. Dificulta o trabalho. Vagabundo  Desocupado que fica o dia inteiro poluindo o twitter falando mal de alguma coisa. Fica dificil. Gente querendo se auto-promover para conseguir os tais seguidores a todo custo.

Minha conclusão: Apenas o fato da empresa mostrar-se interessada em saber o que falam dela em redes públicas, já merece mais respeito. Se as pessoas que estão nesse meio, nessa rede social, tivesse um pouco mais de inteligência moral consciência, a informação chegaria mais rápido, e seria uma informação de qualidade. Em vez de termos Felipe Neto (me deve uma grana, inclusive) e Tati Quebra Barraco nos TTs , teríamos coisas úteis como Ficha Limpa, eleições Dilma terrorista, dicas de leituras, dicas de músicas, etc….

Aproveito: Sigam o tio William Bonner ( @realwbonner ) – Um exemplo de como deve-se utilizar o twitter.

Meu twitter: @ielo

ps.: A quem utiliza como eu, casualmente e pessoalmente, cuidado, pessoas podem te seguir, acessar sua página, ver o que você posta. Você pode se prejudicar com uma brincadeira, um comentário ou uma crítica. Eu, como consultor, evito falar sobre meus clientes. Prefiro falar de musica e do Palmeiras. Afinal, meu chefe me segue. Além dele, um “futuro chefe” pode me seguir também. É extremamente comum, quando se é chefe, procurar perfil dos seus funcionários em redes públicas para traçar seu nível de maturidade, responsabilidade, comprometimento, etc…


Ações

Information

Deixe uma Resposta

