Aplicando Scrum

15 03 2010

Olá….

Após meu curso de Scrum na ASPERCOM, continuei em busca de ferramentas e formas de aplicar o Scrum. Consegui chegar em um bom ponto aplicando dentro de um cliente de grande porte nacional.

O fato que quero mostrar é que, além da metodologia ágil funcionar, consigo aplicar em outras áreas fora do âmbito de desenvolvimento de software.

Essa equipe que montei de performance (carga de stress) tem como principal função testar as aplicações utilizando massa de dados e cargas de usuários antes da entrada em produção dessa aplicação e/ou mantenção. O processo é composto de diversas partes, 9 para ser mais específico.

Tínhamos diversos projetos que estavam sendo solicitados e apenas 2 recursos para exectar. Cada recurso tinha um perfil diferente e eu tinha projetos parados “na fila” pois cada um fazia uma parte de alguma coisa, as vezes os dois faziam a mesma parte.

Enfim, para resolver e agradar a todos, instalei uma ferramenta chamada Virtual Scrum Board. Sinceramente achei simples demais pelo preço pago ($99 dólares – o ponto). Porém, tem me ajudado a planejar melhor a equipe. Transformei os projetos em histórias e as tarefas como partes do processo. Os dois recursos sabiam o que estavam fazendo e o que o outro estava sabendo, podendo ajudar e facilitar a equipe.

O mais interessante é que funcionou e comecei a aplicar mais e mais, tentando implementar uma idéia do Scrum.

Conforme eu for aprimorando e aplicando a metodologia nesse cliente, estarei postando aqui pra vocês para que possamos trocar experiências, principalmente quando aplicamos fora da área de desenvolvimento de softwares.

Abaixo segue parte do caso de uso entregue ao cliente sobre como estamos gerenciando a equipe:

“Utilizamos, para controle de projeto, uma metodologia ágil baseada em Scrum. Essa metodologia se baseia nos seguintes tópicos:

  • Pessoas e interações são mais importantes que processos e ferramentas;
  • Projetos funcionando é melhor que documentação extensa;
  • O relacionamento com o cliente é mais importante que a negociação do contrato;
  • Responder às mudanças é mais importante que seguir o planejamento.

Um pouco sobre Scrum:

SCRUM é um processo ágil e leve que pode ser utilizado para gerenciar e controlar o desenvolvimento de software e projetos utilizando práticas interativas e incrementais. Baseado em práticas de gerenciamento já fundamentadas no Extreme Programming e no RUP, o SCRUM produz os benefícios do desenvolvimento ágil com a vantagem de ser uma implementação bem simples.

O SCRUM aumenta significativamente a produtividade e reduz o tempo para obter resultados, pois facilita a adaptação a processos empíricos de desenvolvimento de sistemas. Também foi adotado como ferramenta padrão de gerência de projetos nas metodologias MSF for Agile e OpenUP e atende aos padrões CMMI e PMBOK.

Na prática:

No projeto PCOE, utilizamos uma parte do SCRUM para melhor aproveitamento de recursos. Controlamos todas as atividades separadas por projeto (Que chamamos de história). Cada história possui uma lista de atividades/tarefas a serem realizadas e cada analista deve verificar e assumir as atividades que estão disponíveis no Scrum Board. Estamos utilizando a ferramenta Virtual Scrum Board para gerir essas atividades. Além disso, todos os dias realizamos uma reunião, geralmente pela manhã, de no máximo 15 minutos; para discutirmos as atividades, atualizar status e verificar quais os problemas/impeditivos estão atrapalhando o Projeto.

A vantagem de utilizarmos um Scrum Board é a não dependência de um gerente de projetos para demandar as atividades. Cabe ao Scrum Master gerenciar e verificar se as tarefas estão sendo cumpridas e se o projeto está “correndo” bem.

Os impeditivos devem ser resolvidos pelo Scrum Master.

Ao final de cada sprint, que aqui estamos utilizando semanalmente, é gerado um documento de lições aprendidas. A equipe discute as lições aprendidas e quais ajustes são necessários no processo. Logo em seguida, um novo planejamento do próximo sprint é realizado, dando continuidade e fluidez ao projeto a seguir.”


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: