Postura Profissional – Aparencia

22 01 2010

Olá a todos,

Hoje gostaria de lhes falar, ou no caso escrever, o quão importante é a forma como você se veste ou se produz. Posso citar inúmeros exemplos de casos de boas e más impressões.
Cito um recente comentário que escutei durante um treinamento de vendas: “A primeira impressão é a que fica. Qual impressão você quer deixar ?”

Explico: Primeiro se coloque no lugar do cliente. Imagine-se em uma sala maravilhosa com mesa de madeira maciça e pura, numa cadeira confortável. Você está nessa sala de reunião para uma apresentação do seu possível novo fornecedor. Chega a pessoa que fará a apresentação e a primeira coisa em que você repara, 90% segundo a Você S/A (Ed. Abril) desse mês, é na aparência. Por mais que você não queira, você vai reparar no cabelo, rosto, vestimenta.
Supondo que o fornecedor que irá apresentar a ferramenta esteja de jeans, camisa, tênis… Qual a impressão ? Imagine se ele ainda está com a barba por fazer, brinco ou piercing, tattoo à mostra… O mesmo serve para as mulheres. Um vestido mais curto ou longo demais, uma roupa muito justa ou muito larga. O importante é lembrar que você, no posto de cliente, não quer uma pessoa com 13 piercings na orelha direita lhe dizendo um monte de coisas. Esse tipo de coisa desvia o foco da apresentação. As pessoas vão ficar imaginando coisas, pensando em como você está vestido ou produzido. Enquanto isso a apresentação rola, e segundo pesquisas, você tem menos chance de vender quando comparado ao fornecedor que….
Está de terno, gravata, cabelo penteado, barba tratada, sem piercing ou brincos, sem tattoo. Qual a impressão que você  tem desse profissional bem vestido ?!

Eu explico agora os problemas comuns e porque evita-los:
1- Brincos e/ou piercings: Não são legais.  Não são bonitos. Em homens pode passar um sinal muito negativo, nas mulheres um sinal até positivo (Sem exagerar nas argolas, por favor) desde que não estejam nos labios ou no nariz. Você pode achar legal, mas lembre-se que durante uma venda o que interessa é o que o cliente acha legal. E se ele não acha legal é porque não é legal. #fato
2- Tattoo: Todos sabemos que uma tatuagem tem que ter um significado, certo !? Algumas não tem, e essas passam a imagem de que a pessoa gosta de se tatuar, e se o cliente for conservador, como muitos que já visitei, você não entraria na empresa. Já trabalhei em empresas que me proibiram de fazer tatuagem. E eu concordo com eles. Quer fazer ? Esconda. Mostre na praia. Não no seu ambiente de trabalho.
3- Roupas: Se o cliente está de terno e gravata e você chega de jeans e camisa, parabéns. Menos 10 pontos. TODOS vão olhar pra você estranho. Se você chegar de terno e gravata e o cliente está de jeans, parabéns. Mais 10 pontos. VOCÊ NÃO SABE COMO ELE ESTARÁ VESTIDO, então não se arrisque.
4- Face: Pode ser estranho, admito, mas uma pele bem cuidada conta muito. Chegar de olheiras, cheio de espinhas ou marcas de expressões faciais não é muito atrativo, convenhamos. Não é vergonha nenhuma se tratar, com cremes e produtos. Para as mulheres essa parte é mais fácil !!! =)

O objetivo é não se mostrar desleixado. O cliente vai analisar se você se cuida para saber se você irá cuidar da empresa dele. Isso acontece muito em entrevistas. Atenção: O modo como você vai vestido, se apresenta, seus brincos e tatuagens, tudo, é relatado e arquivado com a sua ficha no RH.

E sabe porque você vai me dar razão ? Porque você se colocou no lugar do cliente. E você não gostaria de ser dono de uma empresa e um “muleque” mal vestido pedindo pra trabalhar na sua empresa ou prestar algum serviço. Correto ?


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