Produto Final = Qualidade x Serviço

23 11 2009

Olá,

Eu estive esse feriado em Caconde, interior de Minas Gerais São Paulo (Com orgulho, segundo minha tia), perto de Poços de Caldas. Exatamente no Sábado, resolvemos ir a uma pizzaria, cuja qual, era elogiada por todas as pessoas da cidade. Muitos diziam ser a melhor pizzaria do mundo, eu duvidei na hora, afinal, eu adoro pizza e topei visitar.
A pizzaria fica há uma meia hora do centro da cidade, literalmente na roça. Um lugar escondido entre as belas paisagens que a cidade oferece. Graças as placas e a minha prima, que estava dirigindo no carro da frente, conseguimos chegar no lugar.
Por mais incrível que possa parecer, o lugar era enorme. Cabia fácil umas 500 pessoas. Para estacionar o carro, demos sorte, havia uma vaga bem perto da saída. O estacionamento lotado. Muitos carros sugeriam que o lugar era para alta sociedade. Porém, havia pessoas de várias cidades e inclusive da cidade local.
A pizza era muito boa, sim. Inclusive havia uma parede com todas as reportagens que saíram sobre aquele restaurante e, a surpresa (Que após provar a pizza, já era de suspeitar), foi o prêmio de melhor pizzaria do Brasil eleita em Junho de 2008 pelas mais conceituadas revistas e jornais especializados em gastronomias do Brasil.
Agora vamos aos fatos: A pizza era muito boa. Mas não foi ela quem me impressionou e me fará voltar várias vezes. O Serviço prestado pela pizzaria era algo fora do comum.
A paisagem, a forma como a pizzaria foi montada, justificando o nome, onde tudo indicava que você estava em uma roça, uma ponte que atravessa todo o terreno com linda paisagem, perto do rio onde pode-se alugar Jet-Sky, uma lojinha com produtos artesanais da cidade e o serviço prestado pelos garçons, tornaram a pizzaria o sucesso que ela é.
Em termos reais, a pizza fica em segundo plano. O que quero destacar é o serviço.
Os garçons foram bem treinados. Impressionante a educação, o uniforme e a forma como eles são treinados. O que atrai os clientes é você ser muito bem recebido em um lugar agradável e ser bem servido. Todos os que estavam servindo pareciam ser educados em grandes restaurantes da Europa. A forma de servir, de retirar os pratos, de atender superam a pizza. A pizza ficou em segundo plano.
Convenhamos, o cliente que se sentir bem, importante e satisfeito. Para tal, não adianta você ter o produto final, se a forma como você o envia, e apresenta, desagrada o cliente.
O sucesso da pizzaria e o segredo para todos os profissionais, de qualquer área, é o serviço. Você deve saber apresentar o produto, trabalhar em cima dele explorando suas qualidades, exaltando-as e apresentando como um orgulho único. O produto final depende 90% da forma como você o apresenta e o serve.
Por isso recomendo, baseado nessa história, que você aprimore o modo como você se comporta frente a um cliente, como você se porta servindo-o e atendendo, e, não menos importante, o apresente. O marketing do produto me fez andar meia hora de carro, em uma estrada de terra e cheia de curvas, sem saber o que me esperava. O serviço me fará voltar mais vezes. E, cá entre nós, a pizza é realmente muito boa.

Pizzaria: Pizza na Roça


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