Go Google

16 11 2009

Go GoogleNão. Não estamos gritando “Vai Google”. É que a Google lançou, de forma oficial nessa semana, uma nova linguagemt de programação: Go.

Para quem acompanha essa área e, especificamente o Google, não foi lá grande novidade. Chega a ser meio óbvio para uma empresa que lançou o Android, o Chrome e tem intenção de lançar um sistema operacional; querer lançar uma linguagem própria para desenvolver para esses aplicativos já criados pela gigante Google.

Falando da linguagem, a promessa é no mínimo interessante. Segundo seus desenvolvedores “A Go nasceu devido a frustração com as línguas existentes e ambientes de programação de sistemas. Programar tem se tornado muito difícil e a escolha de linguagens era parcialmente o motivo do problema. Tinhamos que escolher entre uma compilação eficiente, execução eficiente, ou mesmo a facilidade de programação, os três elementos não podiam ser encontrados numa única linguagem”.

Claro que já instalei e brinquei. Subi na minha máquina uma VM rodando Linux Ubuntu. Acessei e instalei seguindo o passo-a-passo do site oficial porém encontrei algumas dificuldades para instalar, mas nada que o John não me ajudasse.

Ao programar, me deparei com uma semelhança ao Java, principalmente por trabalhar com packages, imports, etc… Porém, claro, (pelo menos ainda) não é tão legal quanto ao Java.

Um exemplo básico que realizei para testar a aplicação, seguindo uma lógica de programação default para qualquer linguagem, testei o Hello Word. Mas do meu jeito, Hello Ielo !!!! O único ruim, quando comparado ao RoR, é ter que ficar compilando… É chato !!!

Apenas para exemplificar, farei em algumas linguagens diferentes e utilizando Go.

Hello Ielo usando Go:
package main
import “fmt”
func main() {
fmt.Printf(“Hello, Ielo\n”) }

Hello Ielo usando RoR:
puts (“Hello, Ielo”)

Hello Ielo usando Java:
public class HelloIeloConsole
{
public static void main(String args[])
{
System.out.println(“Hello, Ielo!!!”);
}
}

Hello Ielo usando Asp:
<% response.write “Hello Ielo!” %>

Fonte: http://golang.org/


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: