Medo do Fracasso

3 11 2009

Olá,
Voltando a falar da área de T.I., porém se extendendo, nesse caso, a todas as áreas.

Muitos conhecidos e pessoas que visitam esse site chegam a mim, ou ao site, com a dúvida: “O que fazer se eu perder o emprego amanhã ?” – ou então – “O que fazer para não perder meu emprego amanhã ?”.

Ok, vamos falar um pouco mais sobre isso.
Até onde é bom ter esse medo ?! Eu acho importante. Devo lembrar que conhecer o seu chefe, jogar bola com ele, serem amigos, não vai garantir seu emprego. Isso pode lhe ajudar em uma promoção ou um apelido novo.

Vou revelar um segredo pra vocês: O RH da sua empresa sabe mais de você, do que você mesmo. 91% das empresas de T.I. traçam o perfil profissional do funcionário com o seu perfil pessoal. Acredito que outras empresas, de outras áreas devam adotar esse método e não sei afirmar se minha empresa utiliza.
Porém, já participei de várias seleções, do lado do RH, como um recrutador de talentos. Sempre que recebo um CV, pego o nome da pessoa e jogo no Google. Procuro seu perfil no Orkut, Twitter, facebook, etc….
Qual a relevância disso para mim ? Simples. Trabalho montando e treinando equipes para alocar em clientes. Nao vou contratar uma pessoa, por melhor que possa parecer o seu CV, se essa pessoa estiver em comunidades ofensivas ou que sugere um desvio de caráter.

Isso não determina a contratação. Não precisa correr agora e sair de um monte de comunidades. Porém, posso dizer que já me decepcionei muito vendo posts no twitter. Por exemplo, vi um candidato dizendo algo mais ou menos assim: “Entrevista de emprego hoje… Sei lá que porra de empresa é !”. Pois bem, era a minha. Na hora cancelei a entrevista. Outra bacana: “Vou fazer entrevista. Não aguento mais essa merda de emprego. (…) Vou ganhar mais $$$”.

Ok cara, pra começar, livre-se do twitter. Não é fácil, nem eu me livrei do meu e, por usar demais, tive alguns problemas de relacionamento. Divulguei uma coisa no twitter, a carapuça serviu em pessoas que jamais imaginei que iria servir…. Enfim…. Faça que nem eu, fale do Palmeiras, Ruby’on’Rails, Política…. Ah, me siga: @ielo.

Então já temos a melhor recomendação para evitar perder o emprego: Seja profissional até no seu lado pessoal. Ou tente ao máximo. Tire do seus profiles comunidades do tipo: “Odeio meu chefe”, “enrolo no trabalho”, “trabalho por $$$”. Deixe de escrever sobre seu emprego no tiwtter ou qualquer outro lugar. Guarde isso pra você.

E, resumindo, sim. É bom ter medo de perder emprego. Te faz sentir melhor. Sempre. Não se entregue nunca. Leia, aqui mesmo, o post que escrevi: O Desempenho Notável É Incompatível com o Medo do Fracasso.
Se previna. Trabalhe. Seja feliz. Saiba que você pode ser demitido a qualquer momento, porém saiba se preparar para voltar com tudo e tirar as lições que seu ultimo emprego lhe ensinou.

E bola pra frente.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

