Certificação – Apenas um papel ???

28 10 2009

Olá a todos.

Hoje vou falar sobre um tema interessante que enfrento todo dia. Eu sempre fui contra certificações e diplomas pois, ao meu entender, o que te faz especialista no assunto é o seu conhecimento.
Esse meu pensamento se tornou ainda mais maduro ao conhecer Ágile. A CSM, por exemplo, não dá prova de certificação em Scrum, você apenas precisa fazer um curso de dois dias e pagar mil dólares. Outro exemplo, eu não tenho certificação em algumas áreas que atendo na firma. Por exemplo, sou especialista em ferramentas de monitoração de fornecedores HP e CA. Porém, não tenho certificação da CA e apenas algumas da HP. O que me torna especialista ? Ter um papel escrito: “Certificado” ou estar trabalhando a 5 anos em T.I. e ter implementado essas ferramentas em mais de 10 clientes ?

Não sou hipócrita. Agora vou falar o porque eu tenho tantos certificados. O mercado exige. Não adianta ter um pensamento liberal, como o meu, de achar que só por saber, ou só por ter o curso, você é especialista. Pense da seguinte forma: Durante uma entrevista de emprego, o gerente vai lhe perguntar se você é especialista em CA Spectrum, por exemplo. Você vai responder que sim, obviamente, você trabalha com isso. Porém o gerente vai lhe pedir pra provar. Só há duas formas: Citando com reconhecimento/recomendação as implantações que você fez em cliente ou com certificação.

Claro, você deve estar pensando no lado $$$ financeiro. Esqueça. Tirar certificação é muito caro. Aí entra outro interesse. Minha empresa, grande no mercado de consultoria, precisa provar para os fornecedores e clientes que seus funcionários são capazes de receber grande demandas devido ao seu conhecimento aguçado nas ferramentas necessárias para conseguir a conta. Minha empresa exige que você faça a certificação. E eu acho certo. Acho muito correto.

Pensando no lado da empresa: Vai até um cliente e diga: “Posso resolver seus problemas”. Como você vai provar isso ? Abra seu portifólio, apresenta os casos de sucesso e mostre, com orgulho, que sua equipe é certificada. OK, sabemos que a certificação para várias ferramentas você pode fazer pela internet. Por isso considero apenas um papel. recentemente tirei uma certificação rara no Brasil. Fiz a prova pela internet. Eu estudei muito e passei sem ajuda. O rapaz, do meu lado, além de me perguntar ainda consultava os livros e apostilas. Qual a diferença entre eu, e meu colega ? Nenhuma. No papel somos iguais. A diferença irá se fazer durante o projeto.

Talvez essa mudança de pensamento lhe faça chegar mais longe. Durante o Colégio sempre ouvi dizer: “Não passe cola. O cara vai passar de ano e competir com você no mercado. Com o mesmo diploma.” E é verdade. Hoje recebo curriculum de muitos colegas de colégio que passaram com o mesmo diploma que eu. Só que eu estou empregado, num ótimo emprego, numa ótima empresa. Mas confesso o medo de ser substituído por alguém que tenha o mesmo diploma e as mesmas certificações. Mas que as tem por “colar”, por não estudar e agradecer a San Gennaro que as provas sejam “on-line”.

Concluindo: Na minha opinião, certificação é um papel mentiroso que diz a toda sua área que você é capaz. Quando isso pode não ser verdade. Mas, se faz necessário essas certificações. Elas “te vendem”.

E pra você ?! A certificação, é apenas um papel ?

Ps.: Estou estudando para Novembro, onde devo tirar duas certificações em produtos relacionados ao meu trabalho.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: