[[DICA]] Criando atalhos

6 10 2009

Criando Atalhos Personalizados no Windows

Para criar um atalho no Windows, por exemplo, ao clicar em F8 quero que abra o programa kbielo.chm ou executar um script; iremos utilizar o Software AutoHotKey. Ele é freeware e faz coisas incríveis. O link para baixar o programa é: http://www.autohotkey.com

Um exemplo: Devido a uma customização no meu software de trabalho, a todo momento eu precisava executar uma série de configurações, como por exemplo rodar um arquivo .reg e alguns comandos. O script abaixo executa toda minha configuração de uma só vez. Por isso, com o AutoHotKey, criei um atalho no F8, onde toda vez que eu executar o F8 ele ai executar o script abaixo.

#z::
Run C:WINDOWSsystem32inetcpl.cpl
Sleep 300
Send ^{tab}{right}{right}{right}!c
return

Esse é apenas um exemplo de script. Podemos utilizar para diversas utilidades. Estou dando apenas exemplos básicos. Essa ferramenta faz realmente mais…
Outro exemplo:

“Jogo um game onde preciso ficar apertando F12 para encher meu life, e queria simplesmente configurar alguma tecla de atalho pra quando eu acionar, por exemplo, a tecla F12 ficasse automaticamente sendo apertada, e depois configurar uma tecla para parar essa ação…”

x::
Loop
{
GetKeyState, state, a
if state = d ; The key has been released, so break out of the loop.
break ;Terminate the loop
Send b
}
return

No exemplo eu uso a tecla “x” para manter precionado a tecla “b” enquanto a tecla “a” não for pressionada.

Outro exemplo que tenho utilizado muito:

“Gostaria de colocar os numeros 789898 na tecla F7 e sempre que precisar teclar F7”
Script:

*F7::
Send 789898
return

Ou então (outro exemplo):

“Gostaria de rodar o programa KBielo.chm toda vez que apertar a tecla F8”

*F8::
Run C:WINDOWSsystem32inetcpl.cpl
return

Na prática:

Para configurar os scripts, instale o AutoHotKey em seu computador. Ao executar o software (pós-instalação) repare que irá ficar um atalho próximo do seu relógio do Windows (no canto inferior direito). O ícone é hotkey.

Clique com o botão direito em hotkey e em Edit This Script. Vai abrir o notepad. Ao final desse documento insira o script desejado, salve o documento, feche-o.
Feito isso, volte ao hotkey, clique com botão direito nele e em Reload This Script.

Pronto. Você já sabe o básico. Bom divertimento.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

