Scrum Master

5 10 2009

Olá a todos.

Este é meu primeiro post. Hehehe… Pretendo falar, neste blog, assuntos voltados a área Tecnologia da Informação e abordar, de forma geral, diversos assuntos.

Nesse momento, vou falar sobre Scrum. Para quem não sabe, Scrum é um processo ágil e leve geralmente utilizado para gerenciar e controlar o desenvolvimento de softwares (e outros) utilizando práticas iterativas e incrementais. Muitas empresas de grande porte, como a Google, por exemplo, estão utilizando essa metodologia para aumentar a produtividade e reduzir o tempo para obter resultados.
Isso é possível pois, utilizando uma metodologia ágil, você facilita a adaptação a processos de desenvolvimento de sistemas, softwares, entre outros.

Minha experiência com Scrum foi extremamente visual. Um amigo meu, na época colega de trabalho, me apresentou essa metodologia ágil de nome Scrum. Ele leu diversos livros, manuais, documentos e resolveu aplicar, em um projeto grande dentro da empresa, essa metodologia. Eu já queria, há muito tempo, utilizar essa metodologia ou então ver algum utilizando na prática. O Fernando, meu amigo, aplicou essa metodologia e logo de cara nossa sala já estava com cartolinas e post it “organizadamente” espalhados.

Essa metodologia permitiu com que o trabalho fosse realizado de forma independente. Cada profissional da equipe sabia o que deveria fazer e controlava suas atividades sem pressão ou sem nenhum gestor (gerente, coordenador, líder de projeto ou algo do gênero) cobrando e fazendo perguntas inconcebíveis.

Havia uma reunião diária, de no máximo 15 minutos (Não lembro de ter passado nem perto disso) onde todos ficavam em pé discutindo os assuntos frente ao “quadro”.

Após essa experiência com Scrum, decidi me aprofundar mais ao assunto. O Fernando me passou alguns documentos mas eu precisava ver na prática e me convencer, de verdade, de que era possível utilizar essa metodologia em qualquer projeto relacionado a nossa área.
Pois bem, fiz o curso de Scrum na Aspercom com o excelente Rodrigo Yoshima como instrutor. O curso foi perfeito, esclareceu todas as minhas dúvidas e estou 100% disposto a aplicar essa metodologia. Vou deixar alguns links importantes para quem quiser se aprofundar no assunto e implementar em sua empresa.

Mais sobre Scrum
Curso de Scrum

Vale a pena dar pelo menos uma lida.
Qualquer coisa/dúvida/sugestão/etc… deixe um comentário. Vamos espalhar essa metodologia e acabar, como diria o Rodrigo, com a gestão covarde.

Abraços e… FUI !


Ações

Information

Deixe uma Resposta

